16 julho 2007

Pro dia não passar em branco

Pro dia não passar em branco, vou postar algo sobre minha banda preferida.

Os Beatles (ou os The Beatles como seria certo dizer) são uma paixão na minha vida, daquelas eternas e crescentes. Acho que eu era a única criança pequena fascinada pela música deles, desde aquelas canções bobinhas e românticas como "I Wanna Hold Your Hand" ou "Can't Buy Me Love", da primeira leva de hits, até as mais malucas, como "I Am the Walrus" e ainda as mais elaboradas e complexas como "Dear Prudence" e "The Long and Winding Road".

Acho mesmo que peguei esse fascínio da minha mãe, fã incondicional... Afinal, ela era adolescente na febre da Beatlemania... Mas o prazer que eu sentia ouvindo Beatles era meu, a paixão foi espontânea e instantânea. Minha mãe foi só um facilitador, só a introdução.

5 anos de idade, essa é a minha lembrança mais antiga sobre eles. A gente tinha umas fitas cassetes dos Beatles e indo pra Rolândia (famigerada cidade citada em outro post), durante as 6 horas de viagem, escutava-se somente os garotos de Liverpool. Meu pai não aguentava mais, mas eu sempre pedia, em todas as viagens de carro, "Mãe, coloca eles!".

Aí, não sei bem quando, ouvi a música "Julia", foi lançada no White Album [1]. Foi uma emoção, eu falava "Mãe, é meu nome!!!" como uma criança que ganha o presente mais legal do mundo, como alguém que descobre as américas. E ela teve a covardia de dizer "Ah, eu pedi pro John escrever pra você essa música". Imaginem o que é uma pobre criança iludida, achando que John Lennon, himslef, tinha escrito uma música pra mim, PRA MIM! Depois disso eu passei a sofrer de beatle-fever severamente, e minha mãe teve que se desmentir, me fazendo chorar muito... Nem por isso o John deixou de ser meu beatle preferido. Até hoje eu gosto de pensar que "Julia" é pra mim...




















E bem que isso também não impediu que eu continuasse gostando mais e mais da banda, procurando mais e mais músicas, pesquisando mais e mais da história, assistindo aos filmes... Eles hoje são parte integrante da minha vida, assim como respirar, eu não passo um dia sem ouvir alguma coisa, qualquer que seja... Se eu não puder ouvir Beatles vai ser como não ter um rim, ou algo do gênero... Eu, exagerada?

Meu último vício é o CD "LOVE", remixagem de Sir George Martin, que eu ganhei ano passado (é que com a Internet, eu não compro mais CD's, só tenho se for de presente, e que presente esse). O Sir George foi convidado pra "montar" a trilha do espetáculo do Cirque du Soleil, Love (obóvio), e juntou um monte de músicas, fez montagens malucas, colocou rifs de guitarra de uma em outroa, misturou Dear Prudence com Come Together (que ficou ótimo, by the way), e criou um inédito post-mortem da maior banda de todos os tempos.























Pra quem não sabe, o Sir George Martin é o produtor mais famoso dos Beatles, responsável pelo álbum mais famoso, eleito o melhor álbum de todos os tempos. o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é, de longe, meu disco preferido. Meu e de meio mundo, né?

Na produção desse álbum deve ter descido Deus na Terra pra uma obra de arte tão magnífica. Disse o George (o Harrison, dessa vez) que o Studio 2 onde eles gravavam não tinha atmosfera, que eles tiveram que criar um clima... E que clima. Acho que Krishna encarnou em algum deles... O Sir George Martin até disse uma vez "If John wanted something really weird, I had to try and provide it to him", e aposto que o John quis muitas coisas weird.



Essa foto é deles se preparando pra fotografar a capa do Sgt. Pepper's. Essa capa é animal, tiveram que conseguir várias fotos de gente famosa de corpo inteiro, um custo, quase impossível. Se prestarem atenção, encontrarão o Churchill, o Bob Dylan, a Marilyn Monroe, o Chaplin, o Mohammed Ali, eles próprios, o Ed Sullivan, uma galera.

Bom, então é isso, paramos por aqui com as Confissões de Julia. Rá, é muito bom falar de Beatles. E sobre o Love, recomendo, vale a pena baixar/comprar.

3 comentários:

Anônimo disse...

há, que linda a pequena pedindo que julia fosse dela! - e claro que era.

apesar de ainda achar que "os beatles são os precursores do jingle", cf comunidade do orkut fundada pelo del, adorei tua narrativa.

beijos

i disse...

Eu também sou um beatlemaníaco inveterado. Desde pequeno. Sempre adorei!

Thiago Ponce de Moraes disse...

Eu fui descobrir música e literatura muito tarde; não tarde demais, ufa.

Aqui em casa, apesar de todos terem bastante preocupação em cuidar bem dos filhos, risos, não havia muito parâmetro do que se dar para ler, do que se dar para ouvir. =D
Por isso, acho, dou valor e sou chato.

Não que alguém, como você, que conheceu lá bem pequenina ótimas coisas já, não dê o valor merecido (dá tanto que até um texto todo virado para Beatles veio).

Mas, sei lá, fui ouvir o White Album, por exemplo, há uns dois anos. Essa música, Julia, é linda deveras: "Julia, sea shell eyes, windy smile"; "Julia, sleeping sand, silent cloud"...

Sempre bom ouvir Beatles.


Beijocas!