28 julho 2007

My life, my love

O Amor e o Uso dos Pronomes


meu amor me presenteia com flores esquecidas
na rua
meu amor tem pesadelos pra que eu durma
quentinha
meu amor é um urso com a pelúcia por dentro


meu amor é meu
: porque essa língua é surda
nos enrosca e troça
e só pensa nos possessivos.


Esse poema é de Ana Rüsche, publicado no seu último livro, Sarabanda, que está na minha mesa de cabeceira há alguns dias. A Ana me impressionou muito nesse livro, principalmente em comparação com o anterior, Rasgada. É um livro com estilo único, que tem a escrita da Ana, a cara da Ana, a marca da Ana. Acho que ela encontrou o ritmo, o estilo e a musicalidade própria dela.

Eu até comentava outro dia que quando se lê, por exemplo, um poema de Fernando Pessoa sem saber quem é o autor, é possível saber que é o Pessoa, pelo poema. Com a Ana eu senti a mesma coisa. Se me dessem o Sarabanda pra ler sem me dizer o nome da autora, eu provavelmente arriscaria um "É da Ana?".

Não sei porque esse poema é meu preferido. Só me tocou muito! Ontem à eu lia e relia e quando percebi chorava sem parar. A tristeza das flores esquecidas, a raiva dos pesadelos, a aspereza do urso...

A Ana brinca com os pronomes e o poema é dela, só dela.

4 comentários:

Unknown disse...

É da Ana! E a Ana é nossa.
Beijo,

Renan Nuernberger disse...

Ótimo poema! Ainda não tinha visto nada do novo livro.

Enquanto não compro, vou reler "Rasgada" (faz tempo que li).

Beijos.

ana rüsche disse...

oi, linda!

um pouco sem palavras. e se fungo um pouco é por conta da gripe.

o resto vc sabe que é verdade.

carinho

Thiago Ponce de Moraes disse...

Ei, Julita, bom mostrar poemas do Sarabanda, o inacessível, risos, por aqui.

Agora quero ver o seus, sumidos, etc.


Beijos.