30 julho 2007

Luto em 8mm

Hoje morreu Ingamar Bergman. Fiquei muito triste, afinal ele foi um dos elementos que culminou na minha cinefilia... Pra quem assiste Two and a Half Man (um seriado) isso faz sentido: Oi, meu nome é Julia, tenho 20 anos, e minha empregada disse que eu sou cinéfila... O primeiro passo é admitir que você tem um problema, certo?
Acho que um dos primeiros filmes chamados de "cult" que eu assisti foi Morangos Silvestres... É um filme meio auto-biográfico, muito sensível, belo, cheio de referências à psicanálise, parece um sonho. Daí fui ver O Sétimo Selo, Fanny e Alexander, Cenas de um Casamento...













Desse sueco passei a assistir filmes de um alemão fantástico, Werner Herzog. Não, não é o Herzog que foi morto na ditadura, não sei nem quantas vezes já ouvi "Ué, ele era cineasta?"...
O Herzog de quem eu falo dirigiu Fitzcarraldo, que foi filmado aqui no Brasil em Manaus, e é muito bom; Fata Morgana, que é um filme difícil de descrever, pois não há uma história central; O Enigma de Kaspar Hauser, que é sobre um um jovem que de repente aparece no meio de um mercado em Nuremberg e é "adotado" por um nobre, com quem aprende a falar, a comer, pois antes vivera sua vida num celeiro, mantido cativo por um "homem de preto"; Aguirre, que fala de uma insana expedição para Eldorado; e Heart of Glass (não sei a tradução) que fala de uma fábrica de vidros e cristais numa cidadezinha de interior e os segredos do falecido dono.












Do Herzog fiquei mais light e comecei a explorar o Altman, cara fantástico que influencia toda uma geração. Não sei se fui só eu que achei Magnólia muito encharcado de Altman... O primeiro que eu vi, e o mais clássico, foi Shortcuts. Esse filme é um que eu não canso de assistir...













Mas o cineasta que eu mais adoro e acho que consegui assistir em torno de 80% da obra é o Fellini. Assim, conheço desde criança, mas só consegui apreciar com uns 16 anos... Foi quando descobri o Kubrick também, afinal, Clockwork Orange não é pra qualquer um... Aí com essas coleção de cineastas eu passei a ser cinéfila. Era um filme novo toda semana. Me lembro até de ter feito um site sobre o Kubrick e outro sobre Fellini, fantástico...













Amarcord foi o primeiro filme do Fellini que eu vi, devia ter, sei lá, meus 12 anos. Eu não entendi muito do filme não, era meio surrealístico, parecia uma mistura de Buñuel com Picasso... Mas fui me interessando cada vez mais, assisti então Satyricon, filme meio doido sobre a Roma na época do Pão e Circo. Um filme bem de embrulhar estômago, mas nada como Calígula. Ainda assim fiquei muito impressionada. Ao mesmo tempo, assisti a Clockwork Orange, o que acho que contribuiu para a minha fascinação por cinema. Tanta coisa pra ser retratada em algumas falas e imagens e músicas juntos, com 100 minutos de duração!













A partir daquele momento Fellini virou paixão. Otto Mezzo (8 1/2), E La Nave Va, Le Notti di Cabiria, I Viteloni, La Strada, I Clowns, Giulietta Degli Spiriti, Ginger e Fred, Casanova, Roma, La Citta Delle Donne, são alguns que eu consigo citar de cabeça, e também, são meus preferidos.

Recomendo!




Um comentário:

Tio Vinix disse...

heart of glass ficou traduzido como "Coração de Cristal" mesmo... detalhe interessante: tirando o Bruno Ganz todo o elenco do filme era amador e todos filmaram hipnotizados pelo prórpio Herzog. A Briga com um urso inexistente é a mais realista que eu já vi...rsrsrs