29 setembro 2007

Mais um outro poema

Escrevi presenciando uma discussão na Av. São João às 22h00. Surreal


Revelação

Quem já viu
dois mudos
brigando

sabe o que são mãos gritando.

26 setembro 2007

Mais um poema

Zeus


Não é porque a lua se perdeu em ti
Que agora és seu dono.

Deixa que me ilumine um pouco
Guie, sorria, cresça e
mingüe.

Não é porque o Sol explodiu em ti
Que agora és seu senhor.

Deixa que me queime um pouco
Brilhe, nasça, culmine e
ponha.

Não é porque o mar fluiu de ti
Que agora és seu mestre.

Deixa que me molhe um pouco
Corra, suba, encha e
baixe.

Careço de ciclos,
os ciclos
os ciclos...

21 setembro 2007

Desafio

A Aninha-Quati-linda lançou lá no blog dela, o Peixe de Aquário, o desafio de escrever um poema sobre a formação do mundo em 2 linhas.

Aqui vai minha tentativa:

Zeus

És senhor do mundo
Deixa que brilhe, nasça, culmine e ponha

Alguém se topa desafiar? Coloquem suas tentativas nos comentários!

Mais um:

disse o homem

Ele me deu o mundo
mas esqueceu o manual de instruções...

19 setembro 2007

Poesia

Desapego

Deixar pra trás as flores ofertadas,
as óperas bradadas,
as fotografias amareladas,
as comidas digeridas.

Abandonar os hábitos arraigados,
os filmes chorados,
os telefonemas recebidos,
os presentes dados.

Mas nunca se esquecer
da paixão revelada
do amor feito
e da dor partida.

12 setembro 2007

Cartografia Literária - A VACA

A VacAmarela estrelará a próxima sessão do Cartografia Literária no Sesc Consolação, amanhã, às 19h30. Haverá leitura de poemas, intercalada com uma entevista com os membros do Coletivo. O mediador é o Marcelino Freire. Evento gratuito, recomendo! (principalmente porque estarei lá na leitura!)




10 setembro 2007

Porque hoje é sábado (era quando escrevi)

Hoje é sábado, amanhã é domingo, e eu estou aqui escrevendo, plagiando o Vinícius (de Moraes, não o Davidovitch, que é sempre bom esclarecer caso haja egos inflados por aí...).

E ninguém mais apropriado que o mulherengo mais famoso do Brasil para ser o muso-inspirador dessa coluna semanal. Adoro o Vinícius, porque além de mulherengo, era o maior beberrão (diga-se de passagem, característica que muito se assemelha a esta colaboradora que vos escreve).

Mas voltando ao tópico (se é que ele existe) vou falar de “relações pessoais”. É claro que esse assutno pode ser muito estimulante, como pode ser escasso. Sobre relacionamentos, não que eu seja uma conselheira amorosa certificada pela Associação dos Desiludidos, mas acho que posso às vezes apontar uma luz no fim do túnel para alguns desesperados. Ou não, e apenas dar o empurrãozinho pra pular da ponte, nunca se sabe o que os discursos honestos femininos podem fazer com alguém mais sensível.

Principalmente quando se fala de homem. “Os bares estão repletos de homens vazios”. E o poetinha estava certíssimo. Me pergunto como vocês, cuecas, são capazes de, às vezes, ser tão vazios. Não, queridos homens, não pulem da ponte. Pelo menos não ainda!!! Não é um ataque amargurado a ninguém, nem discurso de ressentimento. E não é uma generalização. É uma constatação do óbvio, como diria Ana Rüsche (plagiando o Paulo Ferraz).

Um exemplo clássico de homem esvaziado é o tipo mulherengo que eu apelido de “metralhadora sem bala”. É capaz de atirar pra todo lado, mas acaba não acertando ninguém. Eventualmente até pode acertar um alvo... Mas o mais comum é que ele seja acertado pela moça mais moderninha que se arriscar.O fracasso desse 'tipo' se dá, principalmente, quando as investidas são entre moçoilas de um mesmo círculo. É bem vazio mesmo achar que a moça-alvo não percebe a falta de exclusividade das cantadas, e pior, achar que se ela percebe, o atirador ainda tem chances tem sucesso com algumas das convives.

O pior meeeesmo é quando o metralhador não desiste, e começa o assédio... Assediar a moça-alvo numa tentativa desesperada é bem comum. E patético. Como achar que se conquista uma senhora (das respeitáveis) passando a mão na bunda? Tudo hipoteticamente falando, é claro.

Tem também o desdém... Desdenhar o alvo quando ela fala, muito lucidamente, da falta de critério do atirador, afirmando que mulher nenhuma (das respeitáveis) quer homem que atira pra todo lado... Aí desdenha, achando que se fizer pouco caso a moça cede. Cede nada!!! Quem desdenha quer comprar já diria Esopo.

E tem até a negação... “Não, não, nunca dei em cima!”. Deixe, deixe, a gente sabe que deu. E sabe que quer!Tem quem diga que a necessidade de disseminar (literalmente falando) a espécie que move o metralhador-vazio pra todos os lados. Eu particularmente acho desculpa esfarrapada pra aumentar as possibilidades de se dar bem com um mínimo esforço. Não se empenha com ninguém, mas tenta com todo mundo.

O que esse tipo não percebe é que, no fim, as possibilidades de acertar um alvo sendo um franco-atirador são muito maiores. Ainda que o franco-atirador tenha muito mais trabalho (e paciência) na conquista da moça, sua taxa de sucesso deve ser muito superior à de uma metralhadora sem balas...

Mas isso é só empirismo. Um dia ainda vou provar cientificamente as vantagens de ser franco-atirador...

06 setembro 2007

Um Poema...

Antelación del amor

Ni la intimidad de tu frente clara como una fiesta
ni la privanza de tu cuerpo, aún misterioso y tácito y de niña,
ni la sucesión de tu vida situándose en palabras o acallamiento
serán favor tan persuasivo de ideas
como el mirar tu sueño implicado
en la vigilia de mis ávidos brazos.
Virgen milagrosamente otra vez por la virtud absolutoria del sueño,
quieta y resplandeciente como una dicha en la selección del recuerdo,
me darás esa orilla de tu vida que tú misma no tienes,
Arrojado a la quietud
divisaré esa playa última de tu ser
y te veré por vez primera quizás como Dios ha de verte,
desbaratada la ficción del Tiempo
sin el amor, sin mí.

Jorge Luis Borges

03 setembro 2007

Mad cow...

Esqueci de dizer que as fotos dos post de baixo são minhas, experimentos com uma orquídea que tava na mesa do hall de entrada do prédio hehe...

Ontem teve a inauguração do CAD 2007 na Casa das Rosas (Casa, Arte e Design), tipo um Casa Cor. Eles decoraram todos os ambientes da Casa das Rosas, construíram um restaurante aos fundos, ficou tudo lindo, muito legal mesmo. Aí vão algumas fotos da manada de vacas loucas que invadiram o evento regado a prosecco e petisquinhos chic... Detalhe que o Ivan só tomou Ballentines. Nas palavras dele, pobre quando vê coisa bacana fica bebinho. Então posso dizer que somos todos pobres na Vacamarela hahaha!



















Eu e o Renan fingindo tirar foto pro Ivan clicar a velha que tá ao fundo. O Ivanito catou a velha mais tarde, e o marido da coroa tava do lado! hahaha Parece que ela é artista plástica e nos convidou pra exposição de suas obras dia 13. Pena que estaremos no Cartografia Literária lá no SESC Consolação. Depois conto mais.



















A mesa da Vacamarela... Eu não sai na foto porque estava tirando... Detalhe pro Ivan pegando a coroa-artista-plástica. Donny, Andréa Catrópa, Snoopy ao lado do "casal"... Embaixo a Ana Paula Ferraz, AnaR bebinha, Victor, Renan e Lilian.



















Eu e o Renanzito numa foto séria. HAHAHAHA



















Foto que o Snoopy tirou... Andréa, eu, Ivanito recebendo chifrinhos do Donny...



















Grande parte do pessoal da Vaca e mais umas pessoas X. Nem sei porque eu não saí na foto...

Diga MUUUUU!